Total de visualizações de página

domingo, 3 de janeiro de 2010

Acupuntura Chinesa, Mitos & Verdades

A Acupuntura é parte da racionalidade médica chinesa, modernamente denominada Medicina Tradicional Chinesa, e para existir necessita de quatro coisas:

1- Inserção de agulhas na pele

2- Jing ou Meridianos

3- Qi

4- Acupontos

Apenas inserir agulhas na pele não caracteriza a Acupuntura e não está restrito à tradição chinesa; em outras culturas está descrito a utilização de agulhas porém sem o paradigma da Medicina Chinesa, que necessita de colocar as agulhas em acupontos que estão relacionados aos meridianos com o objetivo de promover o fluxo de Qi.

O Prof. Dr. Paul Unschuld, maior autoridade na história da tradição médica chinesa, afirma que a Medicina Chinesa é uma medicina de correspondência-sistemática que está baseada nas teorias do Yin-Yang e das Cinco Fases ou Elementos, e somente quando estas teorias foram aplicadas à inserção de agulhas na pele que surgiu a Acupuntura Chinesa.

Quando nós iniciamos o estudo da Medicina Chinesa, no início dos anos 80, era comum ouvirmos a afirmação de que a Acupuntura, como parte desta tradição médica, possuía 5000 anos de história. Mas será que nós podemos encontrar esta história na literatura chinesa antiga ? Ou em outras palavras: existem documentos que comprovem que a Acupuntura Chinesa era praticada há 4000 ou 5000 anos?

Em 1973 vários textos médicos foram encontrados nos túmulos de Ma Wan Dui em Changsha, na província de HuNan, sul da China. Estes manuscritos foram compilados no ano de 168 a.C., ou seja, no século II antes da nossa Era, na dinastia Han. Os textos de Ma Wan Dui são impressionantes devido ao amplo número de técnicas registradas e recomendadas, incluindo: feitiços e rituais mágicos, práticas sexuais, plantas medicinais, exercícios físicos, massagem, moxabustão, ventosas, banhos e fumigações, uso de pedras pontudas para abrir abscessos e pressionar hemorróidas. Mas em nenhum momento o texto fala em inserção de agulhas ou acupontos, porém existe referência a onze meridianos que teriam o seu conteúdo estimulado pela aplicação de moxabustão sobre a pele.

Através dos manuscritos de Ma Wan Dui observamos que a Acupuntura era desconhecida em 168 a.C., pois todas as outras técnicas e os meridianos são comentados neste texto. A Acupuntura foi descrita pela primeira vez na literatura chinesa por Ssu-ma Ch’ien, historiador chinês, em seu trabalho Shih-chi, em 90 a.C.. Neste trabalho ele descreve a defesa de um médico do século II a.C. da sua prática de Acupuntura ao promover o fluxo de Qi pela inserção das agulhas na pele. O Huang Ti Nei Ching, Clássico de Medicina Interna do Imperador Amarelo, primeiro tratado sobre Acupuntura, teria sido compilado entre o século II e I a.C, na dinastia Han.

Podemos concluir que a Acupuntura, dentro do paradigma da Medicina Chinesa de correspondência-sistemática, só surgiu na literatura antiga no século II a.C. através do Shih-chi de Ssu-ma Ch’ien e do Clássico de Medicina Interna do Imperador Amarelo (Huang Ti Nei Ching ). Então aquela tradicional afirmação que nós ouvimos muitas vezes de que “a Acupuntura Chinesa possui 5000 anos de história” não pode ser referendada pela literatura. Nos documentos que chegaram aos nossos dias podemos afirmar que a Acupuntura Chinesa possui uma tradição de 2200 anos, o resto são mitos e lendas sem qualquer respaldo na literatura chinesa.

Terminamos com a afirmação contundente do Prof. Dr. Paul Unschuld: “A origem da Acupuntura na China não está clara. Nenhuma fonte chinesa anterior ao Shih-chi (90 a.C.) contém qualquer referência à técnica” (Unschuld, Medicine in China – A History of Ideas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário