Total de visualizações de página

domingo, 3 de janeiro de 2010

Endometriose e Acupuntura

A Medicina Chinesa a serviço da Saúde da Mulher

De acordo com Medicina Tradicional Chinesa (MTC) há cerca de dois mil pontos de acupuntura. Um ponto do acupuntura é um lugar onde o Qi (energia) pode ser estimulado para restaurar o equilíbrio e a saúde. Pontos específicos de acupuntura são utilizados para estimular órgãos específicos e funções corporais.

Quando uma paciente procura um especialista em acupuntura para tratar a endometriose, uma série de perguntas precisam ser feitas e diferem muito do padrão médico ocidental. Estes questionamentos buscam identificar os padrões de desarmonia do corpo, que representam o conjunto de manisfestações clínicas associadas à cada paciente. Isso significa que a MTC leva em consideração a pessoa, não a doença, e buscará o tratamento mais adequado para cada paciente individualmente. Alguns fatores que determinam o padrão de desarmonia são: stress emocional, ansiedade, fraqueza constitutional, exposição ao frio, ao calor e à umidade especialmente durante o menstruação, alimentação, doença ou debilidade crônica, histórico de infecções genitais e cirurgias anteriores.

Sob o ponto de vista da MTC, a endometriose corresponderia ao padrão de estagnação de sangue (padrão sindrômico geral) que pode ter diferentes causas: estagnação de Qi, deficiência do Qi dos rins, estagnação de sangue pelo calor e estagnação de sangue pelo frio. Uma vez identificada a causa da desarmonia serão escolhidos os pontos de acupuntura que, em conjunto, corrigirão o desequilíbrio energético, restaurando a harmonia interna. As agulhas são deixadas por um período variável de tempo, dependendo da condição do paciente e o tratamento envolve geralmente sessões semanais, que podem se estender por vários meses. Os pontos geralmente utilizados no tratamento da endometriose estão situados na cabeça, no abdome, nos punhos, nos pés e nas costas. A sessão de acupuntura pode ser complementada com a moxabustão (queima das folhas da artemísia, gerando calor), nos casos de estagnação por frio.

A falta de perspectiva de se curar da doença e os efeitos colaterais produzidos pelos modernos tratamentos hormonais são alguns aspectos que exercem impacto emocional negativo, o que frequentemente leva mulheres à depressão, à baixa auto-estima, além de contribuirem para o agravamento dos sintomas físicos ― como a dor. Atualmente há várias opções de tratamento disponíveis; entre elas está a acupuntura. Há alguns trabalhos bem conduzidos mostrando que a acupuntura é benéfica para aliviar a dor leve a moderada porque, basicamente, promove um equilíbrio geral do Qi, bastante comprometido nestas pacientes.

No Ambulatório de Endometriose do Hospital Universitário Pedro Ernesto (UERJ) observamos que as pacientes submetidas ao tratamento com acupuntura ficam menos ansiosas, dormem melhor, regularizam a função intestinal e sentem menos dor. A harmonização interna promovida pelo agulhamento melhora inclusive a relação da paciente com a própria doença e ela passa até a aceitar com mais serenidade sua condição. O efeito benéfico acumulado sessão a sessão muitas vezes faz com que a necessidade de medicamentos analgésicos seja menor, o que representa um ganho real para a saúde. As teorias modernas mostram que a acupuntura promove a circulação do sangue regula o sistema endócrimo (hormonal), fazendo com que o corpo produza os hormônios naturais, as endorfinas, que reduzem a dor.

A medicina chinesa tradicional, através da acupuntura, também ser usada como parte de um tratamento preventivo que inclui também mudanças na alimentação e a utilização de plantas medicinais (fitoterapia).

Aplicada com habilidade, a acupuntura, é altamente benéfica para corrigir os desequilíbrios que geram as grandes desordens físicas e hormonais que conduzem à dor e a infertilidade.

O segredo para uma saúde melhor é integração entre milenar Medicina Chinesa com a moderna ciência médica ocidental.


Nenhum comentário:

Postar um comentário