Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

A Medicina Tradicional Chinesa-Lucienne Guedes Paiva

A Medicina Tradicional Chinesa

A Medicina Tradicional Chinesa ou MTC é um sistema médico desenvolvido e praticado na China há centenas de anos. As referências mais antigas da literatura datam da dinastia Han, século II a.C.. A teoria da Medicina Chinesa afirma que existem condutos no nosso corpo, chamados meridianos, por onde circulam uma influência sutil denominada Qi. Esta influência Qi, na visão chinesa, é a base das funções fisiológicas e psicológicas do ser humano e quando a sua circulação normal sofre um bloqueio ou obstrução ocorrem as desarmonias nos órgãos internos, podendo gerar quadros de excesso ou deficiência desta influência sutil.

A MTC, modernamente, é dividida em 5 especialidades principais que promovem o equilíbrio do Qi e melhoram a sua circulação nos meridianos:

  • Acupuntura; tratamento através das agulhas inseridas nos pontos dos meridianos
  • Tui Na; massoterapia chinesa que utiliza técnicas de massagem e manipulação
  • Fitoterapia; tratamento com plantas medicinais
  • Qi Gong; exercícios terapêuticos chineses
  • Dietoterapia; especialidade que trata os desequilíbrios através dos alimentos
O objetivo destas especialidades não é apenas tratar as doenças mas principalmente prevenir e promover a saúde. Como disse o Imperador Amarelo: “ esperar ficar doente para procurar o médico é como esperar ter sede para começar a cavar o poço”

Um comentário:

  1. O uso da acupuntura para alívio imediato do zumbido

    O uso da acupuntura para alívio imediato do zumbido





    Daniel Mochida OkadaI; Ektor Tsuneo OnishiII; Fernando Ioriatti ChamiIII; Andrei BorinIV; Nicolle CassolaV; Viviane Maria GuerreiroV

    IEspecializando em Otologia pela UNIFESP-EPM, otorrinolaringologista e acupunturista
    IIMestre e Doutor em Otorrinolaringologia pela UNIFESP-EPM, Preceptor do Depto. de ORL e CCP da UNIFESP-EPM
    IIIMestre e Doutor em Otorrinolaringologia pela UNIFESP-EPM, otorrinolaringologista e acupunturista
    IVMestre em Otorrinolaringologia pela UNIFESP-EPM, otorrinolaringologista e acupunturista
    VGraduanda da UNIFESP-EPM, Diretora da Liga Acadêmica de Otorrinolaringologia da UNIFESP-EPM





    RESUMO

    O zumbido, definido como percepção consciente de um som originado nas orelhas ou no sistema nervoso do paciente, representa até os dias atuais um grande desafio no que concerne seu tratamento, baseia-se na estimulação com agulhas de pontos específicos definidos sobre a anatomia humana(Acupuntura). A utilização da Acupuntura (ACP) em sintomas como o zumbido assemelha-se ao modelo aplicado nos quadros álgicos, já que ambos estão relacionados como experiência sensorial e emocional subjetiva e desagradável.
    OBJETIVO: Estudar a eficácia da acupuntura no alívio sintomático de forma aguda no zumbido.
    FORMA DE ESTUDO: Clínico prospectivo.
    MATERIAL E MÉTODO: Foi realizado um estudo prospectivo, randomizado e duplo-cego em 76 pacientes atendidos no Ambulatório de Zumbido do Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da UNIFESP-EPM no período compreendido entre abril e junho de 2005. Todos os pacientes tinham queixa de zumbido e foram submetidos a anamnese clínica, exame físico e exames subsidiários a fim de se investigar sua etiologia. Os pacientes eram então encaminhados a um primeiro pesquisador que determinou um valor numérico subjetivo inicial do zumbido através de Escala Visual Analógica (EVA), variando de 0 a 10 pontos. Após isto, foram encaminhados para outra sala na qual um médico acupunturista, que não tinha acesso à avaliação inicial, separou os pacientes em Grupo Controle e Grupo Estudo de acordo com a ordem de atendimento, de maneira alternada. O ponto de ACP utilizado nos pacientes do Grupo Estudo situa-se a 6,5cm acima do ápice do pavilhão auditivo na região têmporo-parietal. O ponto utilizado no Grupo Controle situa-se 3cm acima do ponto anterior, na mesma linha vertical. Foram então encaminhados à sala inicial para uma nova avaliação pelo primeiro pesquisador, onde foram orientados a redefinir o escore subjetivo do zumbido.
    RESULTADOS: Dos 76 pacientes estudados, 29 eram do sexo masculino (38,2%) e 47 do sexo feminino (61,8%), com idade média 56,9 + 12,0 anos. Os Grupos Estudo e Controle contaram com 38 pacientes cada. Através do teste Anova foi constatado que houve diferença significante (p<0,001) entre os momentos pré e pós-agulhamento e que no grupo Estudo essa melhora é bem maior (p = 0,0127). O teste t-independente mostrou que houve uma diferença significante (p=0,017) entre os escores pré e pós-agulhamento nos grupos Estudo e Controle.
    CONCLUSÃO: Concluímos que houve redução significante da contagem dos momentos pré e pós-agulhamento em ambos os grupos (controle e estudo), sendo que no grupo estudo a redução é maior que no grupo controle.

    Palavras-chave: zumbido, acupuntura, tratamento.

    ResponderExcluir