Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

TRATAMENTO CLÍNICA ESPECIALIZADA EM TRATAMENTO SEM CIRURGIA NEM MEDICAMENTOS TÉCNICAS INTERNACIONAIS COM COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA - MÉTODO INOVADOR.


ACUPUNTURA - BREVE HISTÓRIA


A acupuntura pode ser definida como a estimulação de pontos específicos sobre a pele. Esta estimulação pode ser feita com a pressão da ponta do dedo ou com agulhas muito finas. O intuito é afetar o funcionamento do corpo.

Acupuntura é uma ciência milenar que, mesmo na atualidade, tem gozado de grande popularidade.

Cada vez mais pessoas estão usando esta terapia natural, holístico e sem drogas para restaurar a saúde e o bem-estar, para tratar a dor e a doença e reduzir o estresse.

Acupuntura se originou na china com sua origem milenar. Agulhas de acupuntura feitas de pedra com idade aproximada de 3000 AC foram encontrados por arqueólogos na Mongolia.

O livro do imperador amarelo, Huang Ti, é o relato escrito mais antigo, e é freqüentemente mencionada como a história definitiva da acupuntura. Foi escrito durante o reinado do imperador Huang Ti cerca de 2000 AC.

A acupuntura no ocidente veio no início do século xx na França, que progressivamente se expandiu para outros países europeus, tornando-se conhecida em toda a Europa nos anos 50.

No entanto, foi com a viagem de Richard Nixon à china, no início dos anos 70, que a acupuntura começou a ficar mais famosa no Ocidente.

A primeira clínica de acupuntura foi aberta no American Center, em Washington, em 1972. Desde então, mais de 40 estados já legalizaram a acupuntura, foram publicados centenas de livros e existem atualmente cerca de 14.000 acupunturistas licenciado nos Estados Unidos.



Para compreender a utilidade da acupuntura, devemos primeiro entender um dos conceitos mais importantes da medicina chinesa, o conceito de equilíbrio natural e as relações entre corpo: Yin e Yang, e Ki (chi).

A ciência chinesa teoriza que o corpo humano e outros seres vivos são percorridos pelo fluxo natural do Ki, que flui constantemente através do corpo ao longo de canais chamados "meridianos". O Ki é composto de Yin e Yang, quando há um equilíbrio de forças, o corpo está com uma boa circulação de força vital, saudável. No entanto, quando o fluxo de Ki é insuficiente, desequilibrado ou interrompido, o Yin e o Yang estão desequilibrados e pode ocorrer a doença.

A saúde depende do equilíbrio e da harmonia entre estas 2 energias antagônicas e que se completam: Yin e Yang.

Tradicionalmente existem 365 pontos no corpo humano, nos meridianos que correspondem aos órgãos internos.

Alguns pontos tendem a convergir o Ki para o interior do corpo, enquanto outros trazem energia para a superfície.

A escolha dos pontos de acupuntura a serem usados para cada paciente dependerá de cada caso.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) reconhece a eficácia da acupuntura no tratamento de inúmeras doenças.




TÉCNICAS DA ACUPUNTURA

INFORMAÇÕES, TRATAMENTO E CONTEÚDO CONSTANTES.

A acupuntura pode ser realizada de inúmeras formas.

ACUPUNTURA CLÁSSICA: introdução de finas agulhas nos pontos selecionados. Estas agulhas penetram apenas poucos milímetros na pele.













A LASER ACUPUNTURA: os pontos são estimulados através de raios laser.
Muito útil em crianças ou adultos com muito medo de agulha. Pois é totalmente indolor.









ACUPRESSURA: pressão dos pontos de acupuntura com a ponta dos dedos, ou mesmo, a ponta de uma caneta.

Muito comum no uso da terapia reflexa. Pontos nos pés com ligação ao corpo todo são massageados.


AURÍCULO ACUPUNTURA: é a acupuntura feita em pontos apenas na orelha.

São usadas agulhas bem curtas, ou mesmo semente ou pequena esfera de aço inox, que ficam aderidas na orelha através de esparadrapo.

A permanência das agulhas (sementes ou esfera) na orelha dependerá de cada caso, desde alguns minutos, até alguns dias.







ELETRO ACUPUNTURA: os pontos são estimulados através de aparelhos eletrônicos que geram corrente elétrica de baixíssima intensidade, simulando a energia do nosso organismo.

O aparelho pode ser conectado às agulhas ou pode aderir a pele através de eletrodos auto adesivos.

O paciente sente uma leve sensação de comichão onde estiverem os eletrodos.

COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA DA ACUPUNTURA

TRATAMENTO E TÉCNICAS NATURAIS.

Existem inúmeros trabalhos científicos demonstrando a eficácia do uso da acupuntura em diversas doenças.

Para não aumentar muito o volume desta página disponibilizo os links direcionados para alguns sites de seriedade comprovada.

Evidentemente existe uma infinidade de artigos científicos sobre o uso da acupuntura na saúde, tanto de humanos quanto de animais e plantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário