
ACUPUNTURA - BREVE HISTÓRIA
A acupuntura pode ser definida como a estimulação de pontos específicos sobre a pele. Esta estimulação pode ser feita com a pressão da ponta do dedo ou com agulhas muito finas. O intuito é afetar o funcionamento do corpo.
Acupuntura é uma ciência milenar que, mesmo na atualidade, tem gozado de grande popularidade.
Cada vez mais pessoas estão usando esta terapia natural, holístico e sem drogas para restaurar a saúde e o bem-estar, para tratar a dor e a doença e reduzir o estresse.
Acupuntura se originou na china com sua origem milenar. Agulhas de acupuntura feitas de pedra com idade aproximada de 3000 AC foram encontrados por arqueólogos na Mongolia.
O livro do imperador amarelo, Huang Ti, é o relato escrito mais antigo, e é freqüentemente mencionada como a história definitiva da acupuntura. Foi escrito durante o reinado do imperador Huang Ti cerca de 2000 AC.
A acupuntura no ocidente veio no início do século xx na França, que progressivamente se expandiu para outros países europeus, tornando-se conhecida em toda a Europa nos anos 50.
No entanto, foi com a viagem de Richard Nixon à china, no início dos anos 70, que a acupuntura começou a ficar mais famosa no Ocidente.
A primeira clínica de acupuntura foi aberta no American Center, em Washington, em 1972. Desde então, mais de 40 estados já legalizaram a acupuntura, foram publicados centenas de livros e existem atualmente cerca de 14.000 acupunturistas licenciado nos Estados Unidos.

Para compreender a utilidade da acupuntura, devemos primeiro entender um dos conceitos mais importantes da medicina chinesa, o conceito de equilíbrio natural e as relações entre corpo: Yin e Yang, e Ki (chi).
A ciência chinesa teoriza que o corpo humano e outros seres vivos são percorridos pelo fluxo natural do Ki, que flui constantemente através do corpo ao longo de canais chamados "meridianos". O Ki é composto de Yin e Yang, quando há um equilíbrio de forças, o corpo está com uma boa circulação de força vital, saudável. No entanto, quando o fluxo de Ki é insuficiente, desequilibrado ou interrompido, o Yin e o Yang estão desequilibrados e pode ocorrer a doença.
A saúde depende do equilíbrio e da harmonia entre estas 2 energias antagônicas e que se completam: Yin e Yang.
Tradicionalmente existem 365 pontos no corpo humano, nos meridianos que correspondem aos órgãos internos.
Alguns pontos tendem a convergir o Ki para o interior do corpo, enquanto outros trazem energia para a superfície.
A escolha dos pontos de acupuntura a serem usados para cada paciente dependerá de cada caso.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) reconhece a eficácia da acupuntura no tratamento de inúmeras doenças.

TÉCNICAS DA ACUPUNTURA
INFORMAÇÕES, TRATAMENTO E CONTEÚDO CONSTANTES.
A acupuntura pode ser realizada de inúmeras formas.
ACUPUNTURA CLÁSSICA: introdução de finas agulhas nos pontos selecionados. Estas agulhas penetram apenas poucos milímetros na pele.

A LASER ACUPUNTURA: os pontos são estimulados através de raios laser.
Muito útil em crianças ou adultos com muito medo de agulha. Pois é totalmente indolor.

ACUPRESSURA: pressão dos pontos de acupuntura com a ponta dos dedos, ou mesmo, a ponta de uma caneta.
Muito comum no uso da terapia reflexa. Pontos nos pés com ligação ao corpo todo são massageados.


São usadas agulhas bem curtas, ou mesmo semente ou pequena esfera de aço inox, que ficam aderidas na orelha através de esparadrapo.
ELETRO ACUPUNTURA: os pontos são estimulados através de aparelhos eletrônicos que geram corrente elétrica de baixíssima intensidade, simulando a energia do nosso organismo.
O aparelho pode ser conectado às agulhas ou pode aderir a pele através de eletrodos auto adesivos.
COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA DA ACUPUNTURA
TRATAMENTO E TÉCNICAS NATURAIS.
Existem inúmeros trabalhos científicos demonstrando a eficácia do uso da acupuntura em diversas doenças.
Para não aumentar muito o volume desta página disponibilizo os links direcionados para alguns sites de seriedade comprovada.
Evidentemente existe uma infinidade de artigos científicos sobre o uso da acupuntura na saúde, tanto de humanos quanto de animais e plantas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário