Total de visualizações de página

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Pesquisa: a acupuntura é mais eficaz no alívio da dor do que a morfina!


Muitas pessoas são viciadas em drogas como a morfina - um dos analgésicos opioides mais prescritos. Mesmo aqueles que não são viciados têm que lidar com os efeitos colaterais, que vão desde a depressão, náuseas, dores de cabeça e perda de apetite.
Se ao menos houvesse uma maneira melhor de tratar a dor crônica.
Existe a acupuntura.
Pode parecer um contrassenso, por conta das agulhas e tudo o mais, mas foi realmente comprovado que a antiga prática chinesa fornece benefícios de alívio da dor que superam os da morfina.
A evidência vem de um estudo publicado no American Journal of Emergency Medicine. Os pesquisadores selecionaram 300 pacientes clinicamente semelhantes que sofriam de dor aguda. Para metade desses pacientes, deram 15 mg de morfina por dia. Para a outra metade, forneceram acupuntura regular.
A descoberta foi verdadeiramente inovadora.
"A taxa de sucesso foi significativamente diferente entre os dois grupos (92% no grupo da acupuntura vs 78% no grupo da morfina)," de acordo com o estudo. "A diferença persistiu durante todo o período de estudo."
E fica ainda melhor.
85 pacientes no grupo da morfina experimentaram efeitos colaterais adversos, o mais comum foi a tontura. No grupo da acupuntura, apenas 4 pacientes tiveram qualquer efeito negativo - mais comumente por conta de quebra de agulha.
Tudo isto levou os pesquisadores a concluírem que:
"Acupuntura é no mínimo tão eficaz quanto a morfina IV, e tem um perfil de segurança. Os resultados deste estudo sugerem que a acupuntura tem um papel potencial no controle de condições de dor aguda parece ser segura e eficaz".
Mas como?
Como exatamente a acupuntura funciona?
Acupunturistas treinados trabalham com pontos específicos do corpo. De acordo com um artigo da Harvard Medical School, a estimulação desses pontos através de agulhas libera endorfinas - analgésicos naturais do corpo.
Isto é, claro, muito mais seguro do que a morfina, que funciona através do embotamento de nervos em todo o corpo. Pacientes constroem uma tolerância aos efeitos da morfina muito rapidamente. Como resultado, vão precisar tomar mais e mais da droga, para que permaneça útil.
The Take-Away
Esses resultados te afetam, mesmo que você não sofra de dor grave o suficiente para justificar o uso de opioides. Basta pensar em quantas vezes você recorre a analgésicos como o paracetamol.
Essas drogas são perigosas demais; elas matam centenas de pessoas anualmente. Por que não considerar a acupuntura, agora que você sabe como ela é eficaz?
* Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.
Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário